Nosso Currículo


O currículo do Curso de Composição de Interior, que antecedeu o atual, foi, ao longo de sua vigência, continuamente atualizado através de alterações nas ementas e nos programas das disciplinas, adaptando-se os conteúdos à contemporaneidade e às alterações no seio do próprio campo de Interiores. 

 

Ao se transformar em Design de Interiores, novo projeto pedagógico foi elaborado, mantendo-se, no entanto, o espírito do curso anterior, cujo conceito se pautava no respeito e na reverência à vida, considerando-se a saúde, a segurança e a solidariedade. Estes aspectos abarcam da macroescala do planeta à microescala dos espaços interiores, e ratificam o valor da diversidade e da inclusão social.



PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)

PPC


O novo projeto pedagógico do curso (PPC) teve aprovação nas instâncias abaixo:

11/03/21 (BUFRJ nº 11 de 18/03/21)



MATRIZ CURRICULAR

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                                                           EMENTÁRIO

1º período

Arte no Brasil I

Cultura Brasileira

Desenho I

Geometria Descritiva Fundamentos

Elementos de Arquitetura Interiores I

Projeto de Interiores I

Teoria e História do DI

Atividades Curriculares de Extensão

2º período

História da Arte III

Teoria da Imagem A

Desenho II

Perspectiva

Elementos de Arquitetura Interiores II

Projeto de Interiores II

História de Lugares e Coisas - Casas

3º período

Arte no Brasil II

Criação da Forma I

Perspectiva para Interiores

Sistemas de Instalações I

Tecnologias Construtivas para DIn

Projeto de Interiores III

Ergonomia Ambiente Construído

História de lugares e coisas - Ocupações

4º período

História da Arte IV

Criação da Forma II

Conforto Acústico 

Sistemas de Instalações II

Materiais e Processos de Execução I

Projeto de Interiores IV

Lumino-Técnica I

História de Lugares e Coisas - Design

5º período

Complementar de Escolha Condicionada

Atividades Complementares

Sistema de Instalações III

Materiais e Processos de Execução II

Projeto de Interiores V

Lumino-Técnica II

Conforto Térmico

6º período

Complementar de Escolha Condicionada

Projeto de Interiores e Mídias Digitais

Poéticas Espaciais

Materiais e Processos de Execução III

Projeto de Interiores VI

7º período

Complementar de Escolha Condicionada

TCC DIn - Fundamentos | RCS de escolha restrita

Projeto de Interiores VII

8º período

Complementar de Escolha Condicionada

TCC DIn - Monografia ou Projeto

Ética e Prática Profissional no DIn


ATIVIDADES DE EXTENSÃO


Para integralização da carga horária do curso, o estudante deve cumprir atividades de extensão, através de sua inscrição no requisito curricular BAWZ57, a partir do primeiro período.


Ao longo do curso, o estudante pode se engajar em quaisquer projetos oferecidos pelas diferentes unidades da UFRJ, e assim acumular horas, que deverão somar, ao final do curso, 315horas para a sua integralização.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES


As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores para a formação do futuro egresso, e abarcam estudos e atividades independentes, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente aquelas que se relacionam com a formação profissional e com as manifestações culturais, artísticas e tecnológicas, mesmo adquiridas fora do ambiente escolar, em conformidade ao Artigo 8o da Resolução No 5 de 8 de Março de 2004 (CES-CNE), que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design.


O aluno matriculado no Curso de Design de Interiores, deve cumprir 45 horas em Atividades Complementares em conformidade à Resolução No 2 de 18 de junho de 2007 (CES-CNE), que dispõe sobre a carga horaria mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.


São consideradas Atividades Complementares no curso de Design de Interiores ações vinculadas à formação profissional, ao ensino e à pesquisa, desde que realizadas em âmbito extracurricular, elencadas em Regulamento específico. PDF



ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO


O Estágio é um ato escolar supervisionado, direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais do discente em ambiente de trabalho, previsto nas Diretrizes Curriculares da área de Design (Resolução No 5 de 8 de março de 2004 (CES-CNE). O PPC de Design de Interiores contempla a possibilidade de Estágio não obrigatório, portanto, atividade opcional, de acordo ao Parágrafo 2o do Art. 1o da Lei No 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Presidência da República), sendo incluída no elenco das Atividades Complementares, e tendo suas horas computadas para fins de integralização curricular, de acordo com o Regulamento anexo. PDF 


Para que o estágio realizado durante as atividades acadêmicas do estudante no curso tenha valor legal, se faz necessário que o estudante, a coordenação de curso e o profissional (ou instituição) legalmente constituídos, assinem o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, conforme modelo. TERMO 



ORIENTAÇÃO ACADÊMICA 


O curso dispõe de um Corpo de Professores Orientadores (CPO) aos quais são vinculados os estudantes tão logo ingressem no curso.


Esses professores acompanham a trajetória acadêmica dos estudantes, podendo orientá-los a qualquer momento quanto a questões de inscrição em disciplinas, orientação didático-pedagógica, e eventuais dúvidas.



SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM


O sistema de avaliação ensino-aprendizagem é elaborado de acordo com normas estabelecidas no Conselho de Curso, anualmente revisadas, adaptadas às características de cada disciplina, sendo de responsabilidade do professor estabelecer o processo de avaliação do aproveitamento escolar de sua turma.


A nota final é atribuída numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 5 (cinco) é considerado aprovado.


O curso trabalha ainda com a avaliação discente, realizada ao final de cada período, de modo a colher subsídios junto aos estudantes para a otimização das disciplinas e do processo didático-pedagógico. O MODELO da avaliação discente está disponível. MODELO AVAL. DISCENTE