História


ESCOLA DE BELAS ARTES


Nascida em 1816, a Escola de Belas Artes é uma unidade de muitos saberes, oferecendo 11 cursos de bacharelado, dois de licenciatura, além de dois cursos de especialização e de dois programas de pós-graduação. Acolhe cursos tradicionais desde o seu nascedouro, mas ao longo do tempo também estendeu seus braços a cursos nascidos com outras singularidades.



COMPOSIÇÃO DE INTERIOR


O curso que ora atualiza o seu título para Design de Interiores mantém sua história viva. Criado como Composição de Interior em 1971, foi um desdobramento do curso de Arte Decorativa, desde 1948 na Escola de Belas Artes (EBA), pioneiro no país ao formar um bacharel decorador em uma instituição que até então tinha por foco apenas pintores, escultores e arquitetos.


O curso de Composição de Interior, também precoce, de 1971, nasceu com a intenção de formar um designer, estrangeirismo então não permitido, sendo reconhecido pelo Conselho Federal de Educação¹. Seus idealizadores defendiam a atuação do profissional graduado como um especialista no planejamento de espaços interiores, apropriando-os à especificidade das funções e atividades neles exercidos.


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¹Portaria No 1.082 de 29/10/79 - D.O.U. de 30/10/79. 



DESIGN DE INTERIORES


O currículo do Curso de Design de Interiores, foi fruto de uma experiência de mais de quatro décadas no ensino neste campo. Não pode ser visto, portanto, como um novo curso, mas como uma atualização do curso de Composição de Interior, embasada na vivência em sala de aula.


O Design de Interiores é o processo que envolve a identificação, a pesquisa e a solução de problemas relacionados à função e à qualidade dos espaços, considerando aspectos de natureza diversa e que abarcam o seu uso e as tarefas nele realizadas por indivíduos ou grupos com características singulares. O projeto de interiores se materializa através da configuração de uma ideia dentro de uma metodologia própria, em que se estudam e se analisam as variáveis constantes na demanda do cliente, propondo-se um conceito integrador e balizador do ato projetual. Em sua atuação, o designer atua de modo socialmente responsável, considera a diversidade cultural e tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida e a saúde, segurança e bem-estar do usuário.