Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Interiores
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, é um componente curricular obrigatório na forma de REQUISITOS CURRICULARES SUPLEMENTARES – RCS, atividades desenvolvidas com carga horária definida, local determinado e avaliação por grau.
O TCC é um trabalho individual, com tema complexo e compatível com o conhecimento adquirido pelo aluno ao longo do curso, que tem nele a oportunidade de comprovar sua capacitação para o exercício profissional e para o pensamento crítico em Design de Interiores. Elaborado sob a supervisão de um professor orientador é, obrigatoriamente, apresentado em defesa pública.
MODALIDADES
O TCC pode ser desenvolvido como:
Modalidade Monografia: A monografia é um trabalho científico escrito sobre um tema delimitado, de forma aprofundada, desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa previamente aprovado, da pesquisa propriamente dita, da coleta, análise, e interpretação dos dados e dos resultados obtidos. Tem por objetivo propiciar ao aluno a oportunidade de evidenciar habilidade em pesquisa e na redação de uma monografia com rigor conceitual, comprometida com a área de Design de Interiores.
Modalidade Projeto de Design de Interiores: O projeto deve obrigatoriamente abarcar espaços interiores residenciais transitórios ou não-residenciais com área mínima de 250m², com complexidade compatível com uma pluralidade de funções (multifuncionalidade) e que, sendo espaços semipúblicos, possam acolher um humano globalizado. Questões referentes à sustentabilidade são tratadas através de um olhar sistêmico, entendendo homem e natureza de forma unívoca. Questões ligadas ao design universal e à acessibilidade são ponto de partida para o projeto.
CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO TCC
O TCC estende-se por dois períodos letivos:
O 7º período destina-se à fundamentação da monografia ou do projeto. Através de grupo de requisitos curriculares suplementares de escolha restrita, o aluno é instado a escolher um deles, de acordo à modalidade de sua opção:
TCC – Monografia – Fundamentos (BAAK01) ou
TCC – Projeto – Fundamentos (BAAX05).
O 8º período tem como objetivo a própria elaboração da monografia ou do projeto, através de RCS único:
TCC Monografia ou Projeto (BAAY03).
PROCEDIMENTOS
Consulte o Regulamento do TCC para maiores informações. PDF
ORIENTADORES E ÁREAS DE INTERESSE
Os professores orientadores do TCC são:
Profa. Francirose Furlani Soares Gomes da Costa
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Arquitetura (FAU/UFRJ)Mestrado em Planejamento Urbano (PROURB/FAU/UFRJ)
Área de atuação: Arquitetura da paisagem
Área de pesquisa: Paisagem e mobilidade urbana, Consciência ambiental
Prof. Gilberto Rangel de Oliveira
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Design (UFMA/MA), Especialista em Ergonomia, Mestrado e Doutorado em Design (PUC - Rio)
Área de atuação: Ergonomia e Metodologia de Projeto
Área de Pesquisa: Metodologia de projeto em Design de Interiores; Ergonomia do Ambiente Construído; Acessibilidade; Percepção Ambiental.
Profa. Helena Câmara Lacé Brandão
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ); Mestrado e Doutorado em Arquitetura (PROARQ/FAU/UFRJ)
Área de atuação: Sustentabilidade
Área de pesquisa: História da iluminação na arte decorativa
Prof. Marcelo Lira de Souza Brasil
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ); Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFF); Doutorado em Arquitetura (UFF/RJ)
Área de atuação: Arquitetura
Área de pesquisa: Planejamento e gestão do espaço
Profa. Marize Malta Teixeira
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Arquitetura; Doutorado em História Social (UFF)
Área de atuação: História dos ambientes interiores e dos objetos (a partir da tradição das artes decorativas)
Área de pesquisa: Arte, cultura visual e material no XIX e início do XX - construção de sentidos e o lugar da obra; Intertextualidade; Condição decorativa; objetos de arte decorativa; Formação do artista-decorador; Colecionismo - coleções de arte/arte decorativa no século XIX, início do XX; Coleção Jerônimo Ferreira das Neves do museu D. João VI da EBA/UFRJ; Arte doméstica e ambientes interiores e/ou domésticos na arte (XIX/XX); Museus didáticos, de colecionadores e museus-casa.
Profa. Marli Teixeira de Gouvêa
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Arquitetura e Urbanismo; Mestrado em História da Arte (EBA/UFRJ)
Área de atuação: Projeto de interiores, de instalações elétricas prediais de baixa tensão e de Luminotécnica
Área de pesquisa: Antropologia da arte
Profa. Nora Maria Mendes Guimarães Geoffroy
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Composição de Interior e Composição Paisagística (EBA/UFRJ); Mestrado em Psicologia Ambiental (IP/UFRJ); Doutorado em Arquitetura (FAU-USP/SP)
Área de atuação: Projeto de espaços interiores
Área de pesquisa: Metodologia de projeto, moradia carioca, psicologia ambiental.
Profa. Stella Spagolla Hermida Martin
Formação Acadêmica / Titulação: graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ); Mestrado em Design (ESDI-UERJ); Doutorado em Ciências da Arquitetura (FAU-UFRJ)
Área de atuação: Arquitetura e Design de Interiores
Área de pesquisa: Design de Interiores, Semiótica aplicada ao Design, Tecnologia e Inovação.